DESPORTO ESCOLAR 2019/2020

Provas Mega da Coordenação Local do Desporto Escolar

Foi no dia 10 de março de 2020 que os nossos alunos participaram nas provas MegaSprinter (Velocidade – 40 metros), MegaSalto (Salto em Comprimento), MegaKm (1 Km) e MegaLançamento (Lançamento do Peso) da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, que se realizou no Estádio do 1º de Maio, Fundação Inatel, em Lisboa, durante a tarde. Dos 27 alunos inscritos compareceram 22 deles, prontos e cheios de vontade fazer os melhores resultados, subir ao pódio e representar bem a Escola Básica Vasco Santana.

Os nossos alunos tiveram ótimo desempenho desportivo, todos os presentes completaram as suas provas e demonstraram um comportamento exemplar. A Escola Básica Vasco Santana foi chamada oito vezes ao pódio e tivemos três alunos apurados para a Prova MegasNacional (Provas de Velocidade e Lançamento), que este ano devido à situação de pandemia provavelmente não se irá realizar. Parabéns a todos.

A Coordenadora do Desporto Escolar

Prof.ª Patrícia Alves

Infantis A Feminino

Sofia Oliveira, nº 19, 5º B(Megakm – 11º Lugar)Sofia Figueiredo, nº 28, 5º A(MegaSprinter – 9º Lugar)Gabriela Moraes, nº 9, 5º A(MegaSalto – 3º Lugar)
Infantis A MasculinoGabriel Monteiro, nº 8, 5º F(MegaKm – 9º Lugar)Diogo Firmino, nº 6, 5º F(MegaSalto – 7º Lugar)
Infantis B Feminino Matilde Martins, nº 19, 6º A(MegaKm – 9º Lugar)Jossana Amaral, nº 29, 7º C(MegaSprinter – 3º LugarMegaSalto – 10º Lugar)
Infantis B MasculinoDuarte Mesquita, nº 11, 6º I(MegaKm - 4º Lugar)Guilherme Dias, nº 11, 6º H(MegaSprinter – 9º Lugar)Fábio Miguel, nº 8, 7º C(MegaSalto – 3º Lugar)
Iniciados Feminino Sara Pinheiro, nº 27, 9º B(MegaSprinter - 1º LugarMegaSalto – 1º Lugar) Joana Pereira, nº11, 8º A(MegaSprinter – 5º Lugar)Joana Romão, nº 15, 9º E(MegaKm – 7º Lugar)
Iniciados MasculinoJoão Fernandes, nº 14, 9º B(MegaSalto – 1º LugarMegaLançamento – 1º Lugar)Iuri Borges, nº 8, 9º C(MegaSprinter – 2º Lugar)
Juvenil Feminino Adnaima Ramos, nº 1, 9º A(MegaSalto – 7º Lugar)
Juvenil MasculinoFrancisco Baldé, nº 10, 9º E(MegaKm – 13º Lugar)Francisco Azevedo, nº9, 8º B(MegaSalto – 12º Lugar)

MegaSprinter e MegaSalto - Fase Escola

No dia do 21 de fevereiro de 2020 e antes da interrupção do Carnaval os nossos alunos foram os protagonistas de um dia de atividade física bem animado participando nas provas MegaSprinter (Velocidade – 40 metros) durante a manhã e MegaSalto (Salto em Comprimento), da parte da tarde.

Na prova de Velocidade tivemos 164 alunos participantes distribuídos por quatro escalões/género, tentando ser os mais rápidos da escola e na prova de Salto em Comprimento, 127 participantes a competir igualmente em quatro escalões/género e que tentaram saltar o mais longe possível.

Os dois melhores classificados de cada escalão na prova de Velocidade e o melhor classificado de cada escalão no Salto em Comprimento ficam apurados para representar a EB Vasco Santana na Prova Megas da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, que se realizará no Estádio do 1º de Maio, Fundação Inatel, em Lisboa no dia 10 de março.

Foi um dia cheio de emoções com os alunos e professores que assistiram a aplaudir os participantes. Obrigado aos professores de Educação Física que dinamizaram actividade e

parabéns a todos os vencedores.

A Coordenadora do Desporto Escolar

Profª Patrícia Alves

BOCCIA

No dia do 12 de fevereiro de 2020 a nossa escola foi mais uma vez a organizadora do 2.º Encontro da 1.ª Fase Local da Zona 1, do Campeonato da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, na modalidade de Boccia.

A competição reuniu as escolas EB Carlos Paredes, EB D. Dinis, EB Moinhos de Arroja, ES da Portela, ES Pedro Alexandrino, EB Maria Veleda e EB Vasco Santana. O nosso pavilhão desportivo e ginásio com cinco campos de jogo marcados foram o palco dos vários jogos de individuais e de equipas que se disputaram. Os alunos mostraram grande empenho e entusiasmo, conhecimento das regras e bons lançamentos na tentativa de marcar o maior número de pontos possíveis em cada parcial jogado. Para os alunos juízes/árbitros presentes foi mais uma oportunidade de praticar, melhorar a arbitragem e esclarecer os procedimentos regulamentares. Foi uma tarde de bom convívio desportivo entre todos os presentes.

Parabéns a todos.

A Coordenadora do Desporto Escolar

Prof.ª Patrícia Alves

Corta-Mato da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures,

Odivelas e Vila Franca de Xira

No último dia do 1.º semestre, 24 de janeiro de 2020, os alunos da Escola Básica Vasco Santana marcaram presença mais uma vez no Corta-Mato da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira que se realizou novamente no Parque Urbano de Stª Iria da Azóia. A nossa escola participou com um grupo de 37 alunos e 7 professores que numa manhã fria não perderam o entusiasmo e representaram muito bem o nosso agrupamento com uma boa prestação desportiva e muita alegria. Os alunos participaram distribuídos em 8 escalões/géneros diferentes e os melhores resultados individuais alcançados foram o da Matilde Martins, n.º 19 do 6.º A, 5.º Lugar, no escalão Infantil B Feminino e do João Fernandes, n.º 14 do 9.º B, 11.º Lugar, no escalão Iniciado Masculino. Todos os alunos completaram as suas provas e por isso todos foram vencedores. Obrigado pela participação e parabéns a todos.

A Coordenadora do Desporto Escolar

Prof.ª Patrícia Alves

Corta-Mato Escolar da EB Vasco Santana

No passado dia 6 de dezembro de 2019 realizou-se mais uma vez o Corta-Mato Escolar da Escola Básica Vasco Santana. Dos 354 alunos inicialmente inscritos estiveram presentes em prova 290 alunos que competiram distribuídos por 8 escalões, disputando distâncias que variaram entre os 1000 e os 3500 metros. A turma do 9.º B colaborou na preparação e organização da atividade em conjunto com os professores de Educação Física e assistentes operacionais.

A Associação de Pais ofereceu águas e maçãs a todos os participantes que foram entregues após a meta e que restabeleceram as energias de todos os concorrentes.

Muito obrigado a todos os participantes e à restante comunidade escolar envolvida nesta atividade. Os 6 melhores alunos em cada escalão irão representar a nossa escola no Corta-Mato da Coordenação Local do Desporto Escolar no próximo dia 24 de janeiro, no Parque Urbano de Stª Iria da Azóia, Loures.

Coordenadora do Desporto Escolar

Prof.ª Patrícia Alves

Infantis A Femininos

1.º Lugar – Rita Mendes, nº 16 - 5.º C2.º Lugar – Sofia Oliveira, nº 19 – 5.º B3.º Lugar – Beatriz Cardoso, nº 4 – 5.º E

Infantis B Femininos

1.º Lugar – Matilde Martins, nº 19 – 6.º A2.º Lugar – Diana Lapa, nº 7 – 7.º A3.º Lugar – Sara Gonçalves, nº 23 – 7.º A

Iniciados Femininos

1.º Lugar – Sara Pinheiro, nº 27 – 9.º B2.º Lugar – Joana Romão, nº 15 – 9.º E3.º Lugar – Margarida Neto, nº 19 – 8.º A

Juvenis Femininos

1.º Lugar – Adnaima Ramos, nº 1 – 9.º A 2.º Lugar – Patrícia Moreira, nº 25 – 9.º B

Infantis A Masculinos

1.º Lugar – João Lomba, nº 13 – 5.º J2.º Lugar – Dinis Monteiro, nº 7 – 5.º J3.º Lugar – António Silva, nº 3 – 5.º E

Infantis B Masculinos

1º Lugar – Simão Ferreira, nº 18 – 6.º C2º Lugar – Duarte Mesquita, nº 11 – 6.º I3º Lugar – Rui Feliciano, nº 23 – 6.º E

Iniciados Masculinos

1º Lugar – Alexandre Tomás, nº 1 – 9.º E2º Lugar – João Fernandes, nº 14 – 9.º B3º Lugar – Gabriel Vorobchevici, nº 11 – 8.º E

Juvenis Masculinos

1º Lugar – Braulio Almeida, nº 5 – 9.º E2º Lugar – Francisco Baldé, nº 10 – 9.º E3º Lugar – Bernardo Filipe, nº 5 – 9.º A