Atividades Diversas

Semana da Prevenção da Diabetes do Agrupamento

Equipa PES/ Associação de Pais e EE da EBVS/ Subdepartamento de Educação Física

Entre os dias 12 e 14 de novembro assinalou-se a Semana da Prevenção da Diabetes no nosso Agrupamento e na escola sede alertámos os alunos e professores através da sensibilização da ingestão de água em detrimento das bebidas açucaradas. Diz sim à água e não aos refrigerantes, foi essa a mensagem que se tentou transmitir. A água ou a água aromatizada com fruta e/ou plantas aromáticas é a melhor forma de hidratar o nosso corpo e contribuir para uma vida saudável.

Assim, proporcionou-se a distribuição de águas aromatizadas às várias turmas após a respetiva aula de Educação Física no átrio do pavilhão desportivo, alertando e informando para a problemática da Diabetes e o consumo excessivo de açúcares.

A atividade foi possível através do empenho e disponibilidade da Associação de Pais e Encarregados de Educação na aromatização e distribuição das Águas Aromatizadas, da dinamização da Equipa PES, da colaboração dos professores de Educação Física e dos Assistentes Operacionais envolvidos. Obrigado a todos os alunos que quiseram experimentar. Parabéns a todos porque continuamos a fazer os passos para uma vida saudável.

A Equipa PES

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação/Estilos de Vida Saudável

(Dieta Mediterrânica e Atividade Física)

Nos dias 15 e 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação/Estilos de Vida Saudável (Dieta Mediterrânica e Atividade Física) na nossa escola e para

assinalar este dia procedeu-se à inauguração de cartazes da Dieta Mediterrânica no Refeitório e Bar, reproduções de trabalhos originais realizados por alunos com a colaboração da Profª Margarida Cuba e com o apoio do Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Odivelas.

Para sensibilizar e alertar para a importância da atividade física lançou-se o desafio a todas as turmas da escola para se mexerem durante um minuto sem parar e foi isso que aconteceu no campo desportivo exterior. Os alunos realizaram alguns exercícios simples que apelaram à sua coordenação geral e aumentaram a frequência cardíaca por uns momentos. Foram vários os professores que colaboraram no acompanhamento às turmas e mostraram também o seu entusiasmo. Os professores de Educação Física coordenaram esta atividade e prepararam a mesma.

Paralelamente esteve presente no átrio da entrada uma exposição da Roda da Alimentação Mediterrânica e Roda das Calorias.

O desafio foi superado no caminho de uma vida mais saudável.

Equipa PES

Plano de Segurança da EB Vasco Santana

No âmbito do Plano de Segurança da Escola irão realizar-se várias ações durante o 1º semestre do ano letivo.

De 21 de outubro a 8 de novembro, com o objetivo de rotinar procedimentos de evacuação em situações de emergência, todos os diretores de turma do 5º ano irão distribuir e analisar com os alunos o documento “Instruções Gerais de Segurança”. Posteriormente realizarão, o exercício de evacuação de sala de aula como simulacro da ocorrência de uma situação de emergência (incêndio), efetuando o conhecimento do local da turma no ponto de encontro.

Os restantes anos irão analisar o mesmo documento e efetuar o exercício de evacuação com o reconhecimento do local da turma no ponto de encontro.

No dia 15 de novembro, realizar-se-ão duas ações de sensibilização sobre “Equipas Internas de Segurança” para o pessoal docente e não docente dinamizadas pelo Serviço Municipal da Proteção Civil.

Durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro o Serviço Municipal da Proteção Civil virá realizar para todas as turmas da Escola sede, uma ação sobre Planos de Emergência.

Os docentes

António Gomes e José Braga

Sarau gímnico

A turma B, do 2 ano, da Escola Básica João Villaret participou no passado dia 18 de maio, no XI Sarau gímnico, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

O resultado foi bastante positivo! Todos os alunos participaram com bastante entusiasmo e empenho. Foi uma tarde muito divertida e cheia de aprendizagens.


Agradecimento também aos pais que se mostraram, como sempre, muito disponíveis e presentes!

A prof.ª Maria do Carmo China

Corridinha da primavera

O 2B, da Escola Básica João Villaret, participou no passado dia 12 de maio, numa atividade promovida pela Câmara Municipal de Odivelas, "Corridinha da primavera". Esta corrida, que teve lugar na Quinta da Paiã, contou com a participação de 45 alunos, pais e familiares, da turma B do 2 ano. O resultado final não podia ser mais satisfatório uma vez que a nossa turma conquistou o primeiro lugar por equipas.

A prof.ª Maria do Carmo China

Semana dos Afetos

No âmbito da semana dos afetos, a Escola Básica João Villaret, fez “idosos mais felizes”!

Os alunos da escola elaboraram postais com palavras de amor e carinho que foram enviados via CTT, para idosos do concelho que moram sozinhos.

Ficámos e fizemos pessoas felizes!

A prof.ª Maria do Carmo China


13.º Concurso Nacional de Leitura

O Daniel Dionísio nosso aluno do 3.º ciclo esteve em visita ao Laboratório de Engenharia Química do ISEP onde pode reproduzir uma experiência que o levou a descobrir o euripópio. Podem clicar na imagem para ler sobre a sua experiência.

Os alunos Axel Asmar do 2.º ciclo e Rodrigo Ferreira do 1.º ciclo ficaram aprovados para a final do 13.º Concurso Nacional de Leitura que se realizará em Braga.

Vamos torcer por vocês no dia 25 de maio!

SuperTmatiK

SupertmatiK de ciências naturais, final de escola dia 8 de abril pelas 16 horas no refeitório.

SupertmatiK de matemática será no dia 11 de abril pelas 16 horas no refeitório.

Prof. Joaquim Araújo

(Coord. do Dep. de Matemática e Ciências Experimentais)

Uma Aventura na Sede

Nos dias 28 e 29 de março, realizou-se a atividade “Uma Aventura na Sede”, em que os alunos do 4.º ano de todas as escolas do Agrupamento Vasco Santana, visitaram, durante a manhã, a Escola sede.

Aproveitaram para conhecer e vivenciar a Escola. Visitaram a Biblioteca, onde lhes foram explicadas todas as valências existentes, no laboratório de Físico-

Química realizaram experiências com o acompanhamento dos alunos do 9.º ano, no ginásio fizeram um percurso gímnico com aparelhos e no pavilhão gimnodesportivo puderam sentir o “cheirinho” a desporto com a realização de jogos pré-desportivos.

Esperamos que tenham gostado e até já… em setembro no 5.º ano.

Prof. José Braga

Simulacro de Incêndio

Realizaram-se na Escola Vasco Santana, no dia 25 de Fevereiro, dois simulacros de incêndio, um no turno da manhã e outro no turno da tarde. Esta atividade teve como objectivo criar rotinas em toda a comunidade escolar, como proceder em caso de situação real de incêndio.

Decorreu segundo o previsto com a disponibilidade, colaboração e empenho de todos os alunos, professores e assistentes.

Prof. José Braga e Prof. Viriato Gomes

(Projeto Segurança na Escola)

Simulação de Sismo