Orientações para a Comunicação Digital com Diretores de Turma

A implementação das aplicações INOVAR no Agrupamento introduziu um conjunto de funcionalidade automatizadas no que diz respeito à comunicação de mensagens por correio eletrónico (email) com Encarregados de Educação (EE).

Qualquer comunicação email no sentido aplicação INOVAR para Encarregados de Educação utilizará o seguinte endereço de retorno "INOVAR Alunos <inovaralunos@vasco-santana.edu.pt>", sendo um endereço email virtual em que não existirá qualquer tipo de resposta. Mensagens de email que sejam enviadas para este endereço, seja por resposta à mensagem (reply) que recebeu ou seja por envio direto, não serão processadas e serão ignoradas.

A comunicação email no sentido Encarregado de Educação para o Docente com funções de Direção de Turma (DT)  de alunos pertencentes ao 2º ciclo (5º e 6º ano) e 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano), deverá ser sempre dirigida para um endereço email institucional associado ao respetivo DT. A nomenclatura desse endereço segue o seguinte formato: dt<ano><turma>@vasco-santana.edu.pt".

Exemplos de endereços email institucionais associados a Docentes com funções de DT:

- Turma A do 5º ano -> dt5a@vasco-santana.edu.pt

. . .

- Turma E do 9º ano -> dt9e@vasco-santana.edu.pt

Poderão ocorrer situações em que um Docente com funções de DT ao comunicar com um EE use como retorno, o seu endereço institucional pessoal, sendo na mesma válido para o EE responder diretamente. No entanto, esta situação não é recomendável porque por motivos imponderáveis poderão ocorrer situações em que esse Docente deixe de exercer a função de DT temporariamente ou permanentemente, sendo a função assumida por outro Docente.

Será de todo recomendável que a comunicação email no sentido Encarregado de Educação para o Docente com funções de Direção de Turma seja utilizado sempre o endereço email institucional relativo à direção de turma associada à correspondente Turma.