Escolas do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Vasco Santana foi homologado em 29 de Abril de 2004. É constituído por seis estabelecimentos de ensino: Escola Básica Vasco Santana, Escola Básica de Casal dos Apréstimos (inaugurada em 1 de outubro de 2010), Escola Básica de Amoreira, Escola Básica João Villaret, Escola Básica Eça de Queirós (novas instalações inauguradas em 14 de fevereiro de 2011), e Jardim de Infância da Azenha (JI desde 2011/2012). 

Tomando como referência o ano letivo 2017/18 frequentaram o AEVS cerca de 2010 crianças e jovens, distribuídos por 80 grupos/turmas do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade. 

A Escola Básica Vasco Santana é a escola sede do Agrupamento iniciou o seu funcionamento em 1997/98. Encontra-se implantada no Bairro dos Bons Dias, numa zona urbana recente da União das Freguesias de Ramada e Caneças. 

A escola sede é composta por um edifício com três blocos interligados, um pavilhão gimnodesportivo, zonas ajardinadas, espaços de recreio e campo desportivo. Tem duas salas de informática e um Centro de Recursos, integrado, desde 2002, na Rede das Bibliotecas Escolares. Este centro de recursos é um espaço amplo em que convivem a biblioteca, computadores com acesso à Internet, espaço de trabalho em pequenos grupos, espaços áudio/vídeo e de leitura. A escola tem um aspeto muito agradável e limpo.  A escola tem uma tipologia T30, porém, nos últimos anos, tem funcionado com trinta e sete turmas, o que excede o previsto.  

A escola sede funciona em regime diurno, oferece o 2.º e 3.º Ciclos do ensino básico regular, uma turma do 5.º ao 9.º anos do ensino articulado devido ao protocolo com o Conservatório Regional de Música D. Dinis. Funciona, neste estabelecimento, desde o ano letivo 2009/2010, funciona uma unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. No agrupamento existe um Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) enquanto estrutura agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola. 

O Jardim da Azenha é uma escola cujo tipo de construção é de plano centenário, situada na zona mais antiga da Freguesia, a uma distância de 2 km da escola sede. No ano letivo de 2006/2007 foi sujeita a obras de beneficiação. Desde o ano de 2011/2012 funciona como jardim de Infância com duas salas de pré-escolar com capacidade para 50 alunos, refeitório e um espaço de recreio. Nesta escola funcionam Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para as crianças do pré-escolar. Apesar de existir Associação de Pais estas atividades têm vindo a ser geridas, nos últimos anos, pelo AEVS. 

A Escola Básica de Amoreira situa-se na Serra da Amoreira e encontra-se a cerca de 1 km da escola sede do Agrupamento. É um edifício de grandes dimensões com um espaço envolvente (recreio) jardinado bastante agradável. A escola encontra-se rodeada por uma nova urbanização que tem contribuído para o aumento do número de alunos. Possui, a funcionar, 10 salas de aula de 1.º Ciclo, cozinha, refeitório, um polidesportivo e dois monoblocos. Numa das salas a uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita. Nesta escola funciona ainda um ATL que proporciona a Componente de Apoio à Família (CAF) e as atividades de enriquecimento curricular (AEC) para os alunos do 1.º ciclo.

A Escola Básica Eça de Queirós situa-se no Bairro de S. Jorge, na fronteira com o concelho de Loures. As instalações da escola possibilitam o funcionamento de 2 salas de Jardim de Infância e 4 salas de 1.º Ciclo, possui cozinha, polivalente onde funciona o refeitório e é utilizado para a prática das atividades desportivas e lúdicas. Nesta escola funciona um ATL que proporciona as Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para as crianças do pré-escolar e ATL que proporciona a Componente de Apoio à Família (CAF) e as atividades de enriquecimento curricular (AEC) para os alunos do 1.º ciclo. 

A Escola Básica João Villaret fica situada num bairro residencial constituído por vivendas e prédios, perto da escola sede. O edifício da escola está implantado em 2 blocos, nascente e poente, e é constituída por rés-do-chão e 1.º andar. Anexo a este edifício, existe o do Jardim de Infância de construção mais recente com duas salas de atividades frequentado por 50 crianças. Possui um ginásio, uma cozinha e um refeitório. A escola funciona com 7 turmas e dois grupos de pré-escolar. Esta escola proporciona as Atividades de Animação e de Apoio à Família para as crianças do pré-escolar e a Componente de Apoio à Família (CAF) e as atividades de enriquecimento curricular (AEC), para os alunos do 1.º ciclo cujas atividades são geridas pela Associação de Pais.

Esta escola foi inaugurada a 1 de outubro de 2010. Situa-se no Bairro do Casal dos Apréstimos e funciona com 4 salas de Jardim de Infância e 12 salas de 1.º Ciclo, cozinha, refeitório, polivalente e biblioteca, integrada na rede de bibliotecas escolares. Nesta escola funciona uma unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. A escola proporciona as Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para a as crianças do pré-escolar e a Componente de Apoio à Família (CAF) e as atividades de enriquecimento curricular (AEC), para os alunos do 1.º ciclo. A escola dispõe ainda de espaço de recreio, um polidesportivo e um espaço de horta bastante amplo.